O Império Egípcio começou por volta de antes de 3500 a.C. no deserto do Saara, um fator fez com que eles vivessem lá:
O rio Nilo.
Este rio era muito fértil, fazendo que quando houvessem as cheias na época de chuva, a terra ficasse mais fértil. Isto contribuiu para começar a cidades a ser formadas ao longo do Nilo.
Mapa do Egito antigo com o Nilo (imagem do Google) |
Conforme ia crescendo o Egito, mais eles precisavam que alguém governasse seu povo, foi aí que começou a conhecida dinastia dos Faraós, indo de conhecidos e grandes faraós a prósperos e breves.
A classe social, era conhecida por ser assim:
1º - O mais rico e poderoso era o faraó, ele tinha várias riquezas, mas tinha também a obrigação de reger uma grande população e fazer o Egito prosperar.
2° - Os sacerdotes eram bem poderosos também, eles eram encarregados de servir diretamente os deuses e fazer as oferendas.
3º - Os escribas, eles eram quem sabia escrever, considerados nobres, pois tinham o privilégio de poucos na época, aprender a ler e escrever.
4º - Os comerciantes tinham o papel de próprio sustento e de fazer os comércios do Egito, os artesãos e arquitetos eram os grandes produtores das obras do Egito, eles eram bem valorizados.
5° - Os camponeses cuidavam das terras e trabalhavam também como pastores.
6º - Os escravos eram quem trabalhava para sustentar e construir o Egito.
Por muito tempo o Egito foi governado por Baixo Império e Alto Império.
Quem fez isto foi o faraó Menés, que também fundou a capital do Egito. Curiosidade: A coroa do Alto Império no norte do Egito era branca e a coroa do Baixo ao sul do Egito era vermelha, estas eram feitas para encaixar-se uma na outra.
coroas do faraó (imagem do Google) |
As tumbas dos faraós eram construções colossais que tinham não só o faraó morto, mas também tinham tesouros que ele poderia levar para a vida após a morte.
Mais sobre o Egito você vê na próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário